1.3.10

OS POLVOS








Todos conhecemos os polvos mas, algumas das suas características não conhecemos, pelo menos alguns de nós. Tem a forma de uma bolsa com dois olhos e 8 tentáculos que podem chegar a medir 90 cms de comprimento. Os tentáculos têm ventosas que lhes permitem trepar ou rastejar no fundo do mar. Quando estão tranquilos ostentam uma cor cinzenta. Porém, se o excitam tornam-se escuros, vermelhos ou até amarelos.É um molusco sem ossos nem partes duras.

A característica que possuem e que me chamou a atenção pela sua singularidade, é que copulam uma única vez na vida! Escolhem a sua fêmea com máximo cuidado, e não permitem que outro macho se aproxime.

As crias nascem e, daí a pouco tempo, os dois procriadores morrem. Por esta circunstância devem ser os habitantes dos mares que têm menos tempo de vida.

MARA


***

8 comentários:

Manuel disse...

Ainda bem que não sou um polvo.
Adivinhe porque?
Mas achei muito interessante.
Parabéns.

Unknown disse...

Amiga Mara,
em primeiro lugar perdão pela ausência aqui. Há uns dias que ando para a visitar, é hoje, é amanhã, é depois e os dias vão passando sem que aqui venha.

Depois dio pedido de desculpas, que considero já aceite porque a conheço e sei que é compreensiva, quero dizer-lhe que achei este post deveras interessante. Há algumas coisas sobre o polvo que desconhecia e que gostei de saber.

Beijinhos,
Ana Martins

Adelaide disse...

Olá Manuel,

Quer uma vida longa, não é?

Abraço
Mara

Adelaide disse...

Olá Ana,

Não se preocupe, eu tb tenho feito poucas visitas. Outros trabalhos surgiram e a vida é assim mesmo. Nem sempre fazemos o que nos daria prazer.
Que tudo esteja bem consigo é o que lhe desejo.

Beijinhos
Mara

Luis disse...

Querida Amiga Mara,
Azar dos "cabrais" isso dos polvos morrerem após procriarem. Nem lhes dá tempo de gozarem o que fizeram... Desconhecia igualmente esta situação que para mim é cruel!
Já estou como o amigo Manuel - ainda bem que não sou polvo!!!
Um beijinho amigo-

Adelaide disse...

Querido Amigo Luis,

Mais uma visitinha simpática. Essa dos "Cabrais" eu não conhecia.

Coitados dos polvos, não é? Realmente, é uma grande injustiça. Morrer tão cedo!!!

Uma boa semana.
Mara

Maria Letr@ disse...

A sério, Milai? Não sabia mesmo que morrem depois de procriar. É como se dissessem: Missão cumprida! Boa noite ó Freitas!
Coisa triste ...
Beijinhos amiga.

Adelaide disse...

Oh Mizita,

Essa do "Boa noite ó Freitas" fez-me rir até às lágrimas que florescem todos os dias no meu canal lacrimal para limparem os meus "belos olhos". São os meus "limpa-parabrisas"
Aiás, todos os olhos são belos.

O teu belo humor a funcionar.

Beijinhos
Milai

OBS: Coitadinhos dos polvos. Nunca mais como polvo.