13.1.10













Arte Japonesa









Arte Chinesa


As pessoas não familiarizadas com a pintura do oriente longínquo pensam, por vezes,
que ela se limita a um pequeno número de temas e estilos. Porém, actualmente, a arte chinesa e japonesa é muito rica e variada.

O pintor chinês está ligado à natureza; a acção não lhe desperta muito interesse. O seu principal propósito ao pintar é limpar a mente em profundidade e elevar o espírito.

Já a arte japonesa é mais realista do que a chinesa. O pintor japonês escolhe para temas a vida que o circunda ou os temas épicos do passado da sua Nação. Ambas as artes contêem muita história dos seus países assim como biografias e artistas de renome.

***

4 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Milai,

Estás cheia de ideias!!!
Muito bem...até ensinas Alemão!
Parabéns!

Beijos,

Adelaide disse...

Tás farta de saber, até disseste que não gostavas de alemão! Por falar nisso, tenho de voltar lá. O meu tempo não chega para tudo.

Beijos e um abraço para o teu José-

Milai

Maria Letr@ disse...

Apreciei muito estes dois textos teus, Milai. Muitas pessoas confundem pinturas Japonesas como sendo feitas por Chineses e é pena. Trabalhei com Japoneses, no grupo Mitsubishi e constatei que são muito diferentes dos Chineses. Foi uma experiência muito agradável. Eu estava no sector textil e fiquei extasiada com os maravilhosos tecidos estampados feitos pelos Japoneses. UMA VERDADEIRA ARTE no campo dos padrões.
Aprecio muito tudo aquilo que escreves e fazes e só espero que continues com essa tua força, pois és um exemplo para muitas pessoas. Desprovida de qualquer tipo de "show-off", tudo aquilo que fazes é feito duma forma muito tua, muito carregada duma humildade extraordinária, que transmite serenidade. Tu não sabes o valor que tens, Milai, o que é pena.
Um grande beijinho, amiga.
Maria Letra

Adelaide disse...

Querida Mizita,

A qualidade da tua amizade é muita rara por ser muito verdadeira e muito sincera. Conhecer-te foi uma coisa boa que me aconteceu. Estar contigo e falar contigo não é tempo perdido, pelo contrário. Estar contigo é aprender, é saber que és o que és e a amizade que nos une há tanto anos,provavelmente já teria acabado se tivesses duas caras. Detesto pessoas com duas caras e tu também com toda a certeza.
o teu comentário comoveu-me porque como sabes, não consigo achar que mereço comentários tão elogiantes. To "show off" não é realmente atitude da minha preferência. O meu olhar é dirigido para a frente ou para baixo e nunca para o ar a não para olhar o céu.

Obrigada querida amiga e quanto aos Japoneses e aos Chineses eu, como tu, acho que estão muito distantes no que refere à arte e não só.
Há uma grande diferença nas suas obras de arte quando olhadas com atenção.

Um beijinho muito sincero desta tua amiga de sempre e para sempre.
Milai