13.1.10

PLANTAS QUE PENSAM
















Planta do Chile


Ninguém pensa nas plantas como organismos capazes de algum tipo de cooperação ou interação social complexa, mas isso está mudando com as novas linhas de pesquisa. (Tirado da web).
___

Todos sabemos que as plantas têm vida e sabem distinguir o bom e o mau. Pois é verdade, há uma planta que pensa embora pareça um mistério. Tem um aspecto sem beleza, cresce nas florestas húmidas, nos lenhos e arrasta-se de lugar para lugar. Conhece a matéria animal porque dela come pequenas partículas. Parece que pensa pois é capaz de distinguir o que é alimento próprio para ela e o que para ela não serve de alimento. Mais ainda, é capaz de distinguir as plantas femininas da sua espécie.O autor que falou sobre este assunto que muito atraiu a minha curiosidade, H. Thomas, diz também que esta planta curiosa pensa e dorme. Como o trevo que à noite dobra as suas folhas e parece que vai dormir....A ciência tem procurado descobrir esta característica das plantas mas sem resultado. As plantas que torcem suas gavinhas é porque pensam que têm de se agarrar para se proteger. Há uma outra planta que se chama planta do Chile que é capaz, incrível, de dar uma volta completa em torno de uma árvore numa hora e quinze minutos. Há plantas que mostram características de animais superiores. Se se sentem importunadas procuram o meio correcto e, só quando o encontram, fazem algo para se livrarem da situação. Os antigos poetas diziam que as árvores " suspiravam pela luz" e que as flores "languesciam" de amor. .

***

9 comentários:

Vitor Chuva disse...

Olá Milai!

História curiosa esta de que uma espécie vegetal possa ter em si alguma "forma de inteligência". Para mim é uma novidade, mas - então - nós estamos sempre a aprender, não é?

Um abraço.
Vitor

Luis disse...

Querida Milai,
Estranha mas muito curiosa esta planta! Desconhecia por completo esta capacidade nas plantas é caso para dizer - Aprender até morrer!
Obrigado por esta lição!
Um grande beijinho muito amigo.

MARA disse...

OLÁ VITOR,
OBRIGADA PELA SUA VISITA. TAMBÉM CONCORDO QUE É MUITO CURIOSO QUE AS PLANTAS PENSEM. LI ESTA CURIOSIDADE NUM LIVRO MUITO ANTIGO QUE ME ACOMPANHA DESDE HÁ MUITOS ANOS. ANTES DE PUBLICAR FUI AO GOOGLE PARA CONFIRMAR E VERIFIQUEI QUE É MESMO VERDADE. AS PLANTAS PENSAM MESMO, ESPECIALMENTE A PLANTA CHAMADA BOLDO QUE NÃO É A QUE APRESENTO COMO IMAGEM NO POST. ESTA É CARNÍVORA. MAS, TEMBÉM, SE UMA PLANTA SE ABRE PARA APANHAR INSECTOS É PORQUE TEM FOME. SE TEM FOME TAMBÉM PENSA!
SÃO CURIOSIDADES QUE VIVEM CONNOSCO. VOLTE SEMPRE.

ABRAÇO
MILAI

MARA disse...

É VERDADE QUERIDO AMIGO LUIS,

APRENDER É UMA COISA BOA QUE NOS ACONTECE. TENHO UMA AMIGA QUE FALA COM AS PLANTAS, QUE AS BEIJA, QUE LHES FAZ CARINHOS E QUE LHES DIZ: "OLÁ MINHAS QUERIDAS PLANTINHAS"!!!
E NÃO É QUE AS SUAS QUERIDAS PLANTAS SE MOVIMENTAM, NUM GESTO DE FELICIDADE!!!
CUSTOU-ME A ACREDITAR EM SEMELHANTE COISA, MAS, ALGUEM QUE PRESENCIAVA ESTAS CENAS, VEIO CONFIRMAR O QUE ME TINHA SIDO DITO.

OBRIGADA PELA SUA SINCERA AMIZADE.
BEIJOS PARA OS NETINHOS E TODA A SUA LINDA FAMÍLIA.

ABRAÇO
MILAI

Maria Letra disse...

Sou mais uma pessoa a aprender mais uma coisa. Já tinha lido, por exemplo, que se cortares uma parte qualquer duma planta, sempre que passares por perto, ela como que estremece. Estas coisas encantam-me e é por isso, também, que respeito muito a Natureza.
Beijinhos.
Maria Letra

MARA disse...

Pois olha querida Mizita,

Acredita que comprei uma plantinha que coloquei no canto dos meus encantos, olho para ela sempre que quero, não me esqueço de lhe dar água a beber, aos golinhos, maneira ideal de lhes matar a sede, e hoje vejo-a feliz, com mais força nas folhas (porque lhe disse ao ouvido "aguenta-te querida".Fico triste quando uma planta me morre.

Também já ouvi dizer, e acredito, que se uma pessoa que não acarinha as plantas entra numa sala com várias, todas estremecem dando a entender o desagrado que tal presença lhes transmite.
Afinal, as plantas são seres vivos.
Os trevos de 4 folhas, quando a noite se aproxima, recolhe as suas folhas para dormir! Isto não é impressionante?

Beijinhos
Milai

MARA disse...

Errata:

Os trevos......recolhem....

A. João Soares disse...

Querida Milai,

Nada disto me espanta. Já é muito conhecida a simetria das copas em que nenhum ramo cresce mais do que deve em relação aos outros. São muitas as plantas que «dormem», flores que fecham à noite e abrem de manhã. A forma como as plantas carnívoras do sul de Angola se alimentam de animais, a maneira como muitos troncos se desenvolvem inserindo dentro de si peças metálicas de vedações.
Os seres humanos, na sua arrogância, estão habituados a olhar apenas para o seu umbigo, desconhecem a natureza tal como desconhecem os extraterrestres.
Vale a pena ler e meditar ET. Um desafio e congeminações.

Beijos
João

MARA disse...

Caro JOÃO,

Obrigada pela sua visita ao meu blog.

Sobre a natureza, o que tenho a dizer é que, estudá-la e aprofundá-la, é ter o prazer de descobrir verdadeiras maravilhas!
Quanto aos ET's vou voltar com mais testemunhos já que este assunto me atrai desde há muitos anos.

Milai