18.6.10

O MARAVILHOSO CORPO HUMANO
















Uma vez mais, H.Thomas, escritor que muito admiro, me proporcionou, alguns minutos de uma leitura que chamou a minha atenção, a tal ponto, que me sinto impelida a passar para o papel, por palavras minhas, o seguinte:

O QUE É O CORPO HUMANO? Para meu espanto, fico a saber que o corpo humano é, nada mais nada menos do que um certo número de produtos químicos, misturados de tal forma que produzem um corpo com vida, que come, cresce, "planeja", "cultua" e ama.

Produtos químicos, tais como:

- 75 velas
- 100 0vos
- Um bocado de ferro
- Um pedaço da sabão
- Fósforo suficiente para fabricar cerca de 100.000 fósforos
- 1 kg de açúcar
- 38 litros de água
- Um punhado sal

****

ESTRANHO, NÃO É? ENTÃO E A ALMA?

***

2 comentários:

Maria Letr@ disse...

Bem, a alma é ... ora deixa lá ver o que teria sido produzido primeiro: a matéria ou o espírito? Segundo o materialista, Demócrito, a alma era material. Pessoalmente, penso que o "psiké", a "anima" ou "the soul", chamem-lhe como quiserem, está bem escondidinha no mais profundo do "desconhecido", até porque, se virmos bem, Demócrito defendeu uma teoria, Aristóteles outra, enfim, por aí a diante e, um belo dia, como tem acontecido com milhares de teorias, aparece um 'pinco palino' qualquer que, mais tarde, vem dizer ...... afinal, não é como até aqui se pensava ...
Ora bem, será melhor estarmos sempre na dúvida ...

Adelaide disse...

Querida Mizita,

Admirei este teu comentário sobre a alma.
Na verdade, e seguindo as tuas palavras, temos uma dualidade difícil de separar: a parte espiritual e a material. Se nem Demócrito nem Aristóteles conseguiram chegar a uma solução, tenho de parar de pensar e continuar na dúvida. MAS, tu sabes como sou teimosa e, esse desejo de estudar a alma, jamais sairá da minha "psiké" (será feminino???). Viver com dúvidas? Quão difícil!!!