28.6.10

A ÁGUA MILAGROSA














Num pequeno povoado, de aparência muito tranquila, os seus habitantes viviam bastante nervosos e insatisfeitos com a sua vida. Talvez pelo excesso de trabalho, lavrando as suas terras, ou pelo aborrecimento da rotina do dia a dia. O certo é que os homens, quando podiam, não saíam do bar e as mulheres não eram felizes. Os meninos eram muito violentos. Só havia uma pessoa que parecia ser feliz. Era a senhora Ana, já muito perto dos cem anos. Todos os dias se sentava debaixo da árvore que havia na porta de sua casa e que dava sombra numa fonte. (Desde que havia água nas casas ninguém bebia desta fonte). Um dia, a senhora Ana ficou muita surpreendida e com cara de felicidade. Pedro, o da forja, que nesse momento passava por ali, perguntou: "Que tal a sestazinha de hoje"? Ela respondeu: – "Hoje tive um sonho muito lindo"!
"Conte-me lá, de que se trata"? "Apareceu-me um ser sobrenatural que me disse que, para remédio dos problemas, se deve beber água desta fonte". Pedro sorriu e seguiu seu caminho pensando que a senhora estava perdendo o juízo. Quando chegou a casa, a sua mulher recriminou-o por chegar tarde mas, ele nem se importou pois era o acolhimento de todos os dias. Vestiu-se e foi ao bar jogar uma partida de dominó. A mulher ficou triste pela falta de diálogo que havia entre os dois sentindo-se culpada porque pensava que era ela que não sabia ter uma conversa interessante com ele. Pedro passou a tarde com seus amigos. De regresso a casa, e temendo o acolhimento da mulher, perguntou-se: e se fosse verdade o sonho da senhora Ana? Ao passar pela fonte, olhou para um lado e para o outro, acercou-se e bebeu um pouco de água. Fazia tanto tempo que não a bebia que lhe soube muito bem. Chegou a casa e notou que sua esposa estava diferente. Então pensou que infeliz se sentiria sem as suas atenções. Falou com os filhos e deu graças a Deus por tê-los. Ele, que estava sempre a protestar por causa das suas travessuras...! Naquela noite foi atencioso com sua esposa, demonstrando-lhe o seu amor, doce e apaixonado. Na manhã seguinte, como de costume, foi trabalhar. Desta vez despediu-se de sua mulher contando-lhe o sonho da senhora Ana, rindo, porque tinha bebido um pouco da água milagrosa. Ela não lhe deu importância mas pensou se seria pela água a mudança que tinha notado nele! Correu de boca em boca, a fama das propriedades da água e todos os que sentiam que na sua vida faltava algo de atractivo, começaram a beber da água da fonte. Todos agora eram felizes! Os homens voltavam cedo a casa e eram atenciosos com suas esposas,que se tornaram mais vaidosas, mais "coquettes" e atenciosas com seus maridos. As crianças e os jovens eram mais respeitosos com os adultos, os quais se sentiam mais amados.
Um dia, a fonte começou a ter pouca água, até que acabou de deitar. Os vizinhos daquele povoado ficaram tristes pensando que a felicidade que sentiam se perderia pela falta da água milagrosa. A senhora Ana, que já tinha completado mais de cem anos, disse-lhes: "Não tenhais medo. A água fez os milagres porque vós assim o desejastes".

FIM

(História, traduzida de espanhol para português, e gentilmente cedida pela autora Josefa Alcaide, de Barcelona)

***

4 comentários:

Josefa disse...

Adelaida. Gracias por publicar el
cuento del agua milagrosa.
Espero que les guste a tus comentaristas.
Un beso.

Unknown disse...

Boa noite Mara,
que história bonita e interessante.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Adelaide disse...

Querida Joseja,

Esta histótia encanta pela sua singeleza.
Obrigada
Adelaide

Adelaide disse...

Querida Ana,
Estou em falta. Não tenho visitado os seus blogs. Tenho tido sempre meninos comigo, por estarem em férias e o meu tempo é muito pouco. Mas estou ansiosa para ver os seus lindos trabalhos.
Um beijinho
Mara