29.11.10

UMA LIÇÃO DE MORAL





























Parabéns ao autor desta foto. É verdadeiramente incrível e dá muito que pensar. O mundo animal dá aos humanos verdadeiras lições de amor. Tenho bem presente ainda o nascimento duma girafa. Verdadeiramente comevedor. Não resisto à tentação de contar o que estes meus olhos viram e jamais vão esquecer. A girafa mãe, gordinha, procura vagarosamente o local que pensa ser adequado para expelir o seu rebento. Este, também vagarosamente, sem pressas, começa por espreitar a luminosidade do mundo que é para si, ainda, uma verdadeira incógnita. Parece que não desgosta do que vê, já que não recua, apesar dos seus olhos não estarem ainda preparados para uma visão perfeita. E como também não pode continuar no quentinho visto que mãe lhe ordena "sai de mim que já é tempo", o nascituro é portanto obrigado a obedecer, o que é muito lindo e demonstra boa educação. E, ai vem ele a toda a velocidade tomar contacto com o chão duro que o espera. Fica meio atordoado, levanta, cai, torna a levantar, torna cair mas, depressa controla os movimentos e, finalmente consegue manter-se em pé, embora ainda meio titubeante. E não é que vai direitinho à chucha da mãe? Vem com fome o espertalhão que até já sabe onde ela se encontra para seu deleite. Depois, o que vem a seguir é também mais uma maravilha da natureza. O zelo, o amor que a mãe zebra dá ao seu filhote, o cuidado que demonstra para que nada lhe aconteça, não deixando que algum animal abusado tenha o desplante de se aproximar, na mira, talvez, de encontrar ali algo tenrinho para saborear! Quanto aos humanos, que tristeza, quão inconcebível. Uma mãe, que não zebra claro, é capaz de enfiar o seu filho, lindo, como lindos são os bebés, dentro dum saco de plástico para o deitar ao rio!!! Mas, voltando atrás, já que me deixei ir na corrente, a lição que se tira da maravilhosa foto lá em cima, é que a convivência humana, desgraçadamente, deixa muito a desejar!... Quanto mais haveria para dizer...

**

21.11.10

A HISTÓRIA DE UM BEIJO















Olhos nos olhos!
Um largo e feliz sorriso
Iluminou nossos rostos!
Estavamos sedentos de felicidade
E ela veio...
Um sentimento de puro amor
Juntou os nossos lábios!
Teus fortes braços me pegaram!
Rodopiamos numa dança frenética
Sem vontade de parar!
Senti-me aconchegada
Dentro do teu abraço.
As nossas faces se juntaram
E sentimos nosso calor.
Largaste-me... assustei-me!
Mas foste buscar uma flôr!
Beijei-a, cheirei seu doce aroma,
Fechei os olhos e pensei um desejo!
Ele se realizou e nossa vida se transformou
Numa vida plena de muito amor!

Adelaide 2010

**

19.11.10

É TRISTEZA OU DEPRESSÃO



Ficar triste é normal na vida de qualquer ser humano. Quando se perde uma pessoa amada, quando se tira uma nota baixa ou mesmo nas frustrações do dia-a-dia bate aquele baixo astral e aí a vontade de fazer coisas que a gente gosta simplesmente desaparece. Essa melancolia às vezes dura dias, semanas ou até meses. E aí bate aquela dúvida: será que eu estou com depressão?

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), caracteriza a depressão como uma doença que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ela afeta a maneira de a pessoa se alimentar e dormir, como ela se sente em relação a si própria e como pensa sobre as coisas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem com a depressão.


Na adolescência é ainda mais difícil diagnosticar a doença. Os distúrbios depressivos quase sempre são confundidos com a rebeldia e as alterações de humor comuns dessa faixa etária.


A psicóloga Catarina M Theophilo explica como a depressão é diagnosticada nos adolescentes. Segundo ela, é preciso a junção de vários sintomas como apatia, hiperatividade, insônia ou sono muito longo, alteração no apetite, diminuição do rendimento escolar etc. Ela também traça a diferença entre o distúrbio depressivo e a tristeza passageira.


"A tristeza tem um motivo real, a depressão não", afirma.


Catarina também esclarece que a depressão geralmente é detonada por uma crise, como a perda de um ente querido, por exemplo. Mas a duração dessa tristeza é que vai definir se existe um quadro depressivo. Ela também alerta para o principal sintoma.


"O sintoma da depressão mais forte nos adolescentes é a incapacidade de sentir prazer. O filme não está bom, a festa não está boa, não está bom com a namorada nem com os amigos. Por isso muitas vezes os jovens vão em busca das drogas", acrescenta.


A saída - Quando o quadro depressivo é diagnosticado começa então o tratamento. Ele é feito com medicamentos e com acompanhamento psiquiátrico. A psicóloga diz que é necessário pelo menos um ano para se recuperar da depressão.


Essa é uma doença muito séria que precisa de cuidados específicos. Quando o quadro é muito grave, afirma Catarina, há risco de suicídio. Quando existe essa probabilidade o adolescente precisa sempre estar acompanhado.


Agora você sabe que a depressão não atinge só adultos, muitas vezes ela se manifesta até nas crianças. Então preste atenção no seu amigo, no colega de escola ou mesmo nos seus próprios sentimentos. Pode ser que alguns daqueles comportamentos que você achava serem típicos da adolescência, como mudança brusca de humor e irritabilidade, sejam sinais da doença se instalando. Mas não se precipite, antes de concluir qualquer pensamento procure um profissional. Ele orientará você a tomar a decisão correta.


Site Médico

**

13.11.10

CONTOS MUITO VERDADEIROS...


**********************
Ó Mãe, não sejas "inguista"

Foi esta frase, cheia de graça, dita com inocência e num português menineiro, que uma flor de 5 aninhos tenros disse à mãe por esta não lhe querer dar o que ela muito queria ter. Só que, os verdadeiros pais, que sabem o que é melhor para seus filhos, nem sempre devem fazer-lhes as vontades. Tal flôr tem nome lindo de Mariana, transformado em "Manha" pelo priminho que muito a adora mas que ainda não sabia falar, e em Mariosca, pelos mais velhos, devido aos olhos negros que lhe dão um arzinho maroto. A acentuar esta característica, tem ainda um espacinho que lhe separa os incisivos superiores, e que herdou do pai. Estes pais sempre tiveram a preocupação de ensinar as palavras certas e não aquelas que os avós por vezes dizem, embora como demonstração de carinho! Por exemplo, "só...só" em vez de "de pé", "gande" em vez de "grande", "papinha" em vez de "comidinha", etc...etc... E é talvez por essa preocupação parental que a pequena Mariana já procura dizer palavras, para si ainda difíceis, e que, por vezes, causam situações de muita graça e risos.

Estou lembrando ainda, um certo menino que, quando uma maninha nasceu, ficou tão contente que foi junto da imagem de Jesus, balbuciou umas palavras em voz baixa e voltou para junto da mãe dando um pequeno suspiro como que a querer dizer, "pronto, já tá". Logo de seguida a mãe pergunta-lhe: "Então filho, que disseste ao Jesus?" - "agradeci a maninha que me deu" - "e o Jesus que te respondeu?" - "Ora essa, de nada"

Passagens da vida que não esquecem, mesmo depois de já terem passado uns aninhos largos!

**

O PEPINO


PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente, somente um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.
Sentindo-se cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carbo-hidratos que fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.
Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaciar após seu banho? Tente esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.
As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro indetectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.
Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tente esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fito químicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona optimamente para as rugas também!
Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrólitos para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!
Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.
Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão um rápida e durável brilho que não somente fica óptimo como também repele água.
Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, et voilá, o rangido se foi!
Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamãs e estudantes durante exames finais.
Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu-da-boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mal hálito, os fito químicos matarão as bactérias responsáveis por causar mal hálito.
Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zebre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.
Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino (o lado de fora) e devagar use-a para desmanchar o erro, também funciona muito bem nos crayons que as crianças deixam nas paredes!

Vamos lá a começar a ter pepinos sempre em casa...

***

11.11.10

ORA. ORA...

****


Quando estava a criar os Maridos, Deus prometeu às Mulheres que
poderiam encontrar Maridos bons e ideais em todos os cantos do mundo
e...
...depois Ele fez a terra redonda...



***

MUITO BOA....

Quando estava a criar os Maridos, Deus prometeu às Mulheres que
poderiam encontrar Maridos bons e ideais em todos os cantos do mundo
e...
...depois Ele fez a terra redonda...


******

4.11.10

3.11.10

MANHÃ DE NOVEMBRO.


A estação do ano que, cumprida a sua missão, muito lentamente se despedirá deste lado do globo em que as minhas raízes nasceram, foram criadas e se desenvolveram. Como que em jeito de despedida, resolveu "brincar" enviando-me uma rajada de vento, por acaso não muito forte, o que achei simpático da parte do elemento.Veio direita a mim, a tal rajada, trazendo-me um pequeno pedaço de papel quadrado que, em movimentos graciosos mas apressados, ora subindo,ora descendo, resolveu aterrar junto dos meus pés. Por curiosidade, peguei e olhei o papel. Não queria acreditar! Ali estava um poema com título "Manhã de Novembro". Sem autor, poema húmido, enevoado, triste, frio... Como sabia o vento que me presenteou com este poema triste mas belo, que eu tinha uma ligação forte com Novembro? É para mim um mistério como misteriosos são também os sonhos!

Começa assim o referido poema:


Que manhã de Novembro triste e fria!
Gemia o vento...o chão todo molhado...
Era tudo cinzento, enevoado,
naquela hora amarga em que eu partia...

O céu também chorava nesse dia...
a terra tinha o ar atribulado
de alguém que padecesse abandonado
na hora derradeira da agonia!

Meu Deus! Em tudo havia uma tristeza,
um desconforto enorme, uma frieza,
que doutra semelhante não me lembro!

Que mão secreta havia destinado
ficar meu coração amortalhado
nas brumas desse dia de Novembro?...

**